A importância da troca do sapato da Debutante em seus 15 Anos.

04 Dezembro de 2019

Você sabe o significado da troca do sapato em um cerimonial de 15 anos?

Um cerimonial de 15 anos é o momento de homenagem e ritos de passagem,para a

Debutante.E é a partir desse momento que a aniversariante vai assumir responsabilidades e deixar a infância para trás.E é claro,celebrar e festejar o encerramento de um ciclo e o inicio de outro. Sendo assim,para te deixar informada do significado de cada passagem do cerimonial,hoje vamos te explicar

o significado da Troca do Sapato e sua importância. Porque tenho certeza que você já deve ter visto em algumas festas ou ouvido falar,porém não entende muito o porquê de se fazer.

Essa troca significa a nova fase da menina,que agora está deixando a sua infância para trás e se tornando uma adulta.

Na maioria das vezes, o pai que faz essa troca do sapato da debutante e assim ela ganhará o seu primeiro salto.Ele demonstra a todos, que agora sua filha já está pronta para dar os seus próprios passos sozinha e poderá assumir responsabilidades diante da sociedade.Nesse rito, estão as intenções e desejo do pai de que a filha, daquele momento em diante, tenha discernimento para que assim ela seja forte e mantenha os seus passos firmes e constantes na estrada da vida.Sempre sabendo que ele e sua família, estarão sempre por perto, dando apoio e rodeando-a de amor.

Estes novos caminhos exigirão dela muita responsabilidade e amadurecimento.A troca de sapato,pode parecer fora de moda e sem graça,para algumas debutantes que querem a festa mais moderna.E por conta disto, acabam fazendo só para agradar os Pais.Sendo assim, você Debutante ou Mãe de debutante, que esteja lendo esse artigo,converse para que ambas as partes, estejam de acordo com as escolhas do cerimonial. (Principalmente a Debutante)

Outra coisa que desanima a debutante de fazer esse rito é a falta da figura paterna presente, porém não é obrigatório que seja o pai que faça a troca do sapato. Pode ser a mãe, madrinha, padrinho, avô, avó quem for do seu agrado.Concordando, escolha um sapato lindo para esse momento, lembrando que não precisa ser um salto “15”,pois muitas meninas ainda não tem o costume e segurança para usar salto. Ressaltando também, que a aniversariante irá usar o salto até o fim da cerimonial.

Fonte de matéria retirada:

https://guiadadebutante.com.br/significado-troca-sapato/

A palavra debutante vem do francês debutanté, que significa “iniciante” 
ou “estreante”.

.

Seja moderna, romântica, simples, luxuosa, tradicional ou religiosa, a festa de 15 anos merece ser celebrada com estilo ao lado das pessoas mais queridas, com direito a lágrimas de emoção, muitas risadas e toda a pompa que eventos importantes pedem.

Afinal, assim como uma festa de formatura ou até de casamento, a festa de 15 anos vai ficar eternizada na memória da adolescente, que está prestes a viver novas experiências.

Mas vamos com calma, porque até o dia do evento tem muita coisa para organizar! Conheça cada detalhe dessa festa especial, desde a simbologia até as tendências para os próximos meses.

 

A palavra debutante, também usada para designar esse tipo de festa, vem do francês debutanté, que significa “iniciante” ou “estreante”. Nada mais justo, afinal, o evento marca o início da vida adulta e a despedida da infância.

A tradição surgiu no século XIX na Europa, quando a mulher era educada para servir à casa, ao marido e aos filhos.

Os 15 anos eram considerados a idade em que as mocinhas eram maduras o suficiente para começar a própria família, então os nobres organizavam festas luxuosas para apresentar a garota à sociedade e sinalizar que os pretendentes podiam se apresentar.

Vale lembrar que a grande maioria dos casamentos eram arranjados, portanto a festa de 15 anos não era exatamente um evento alegre para a menina. As famílias se esforçavam para fazer uma festa luxuosa e indicar que podiam pagar um bom dote ao noivo.

A tradição se espalhou pelo mundo e é mais comum nos países da América Latina, principalmente México, onde é chamada de quinceañera. Sabemos que os tempos são outros, mas o baile de debutante ainda é um sonho para grande parte das adolescentes modernas.

 

Simbologias do baile de debutante

O mundo mudou, as festividades também, mas alguns simbolismos se mantêm intactos nesse rito de passagem tão especial.

O principal é o uso de dois trajes. Primeiro, a menina usa um vestido curto com detalhes infantis. Durante a festa ele é trocado por um modelo longo e mais adulto.

É nesse momento que ela “se apresenta” como mulher para a sociedade e dança a valsa com o pai ou o homem que represente a figura paterna em sua vida. Às vezes ela também escolhe outro homem para dançar, como um irmão ou primo.

Após a valsa, a família presenteia a garota com uma joia ou sapato de salto alto, representando sua entrada na vida adulta. Hoje em dia esse momento também marca a abertura da pista de dança.

Outras tradições não tão comuns, mas que ainda são adotadas em algumas festas, são a passagem da boneca, na qual a aniversariante segura uma boneca e recebe um buquê de flores em troca, e os 15 casais ou 15 meninas, que acompanham a debutante e formam um corredor antes da valsa.

 

Fonte de matéria retirada: 

http://joiedecor.com.br/festa-de-15-anos/

.

.

.

© 2017 por Fernando Gabriel. Orgulhosamente criado com Wix.com

Tel 11-4445-3268

Cel  11-999105692

Rua João Mazivieiro, 109

Caieiras, SP 07700-000

  • facebook-square

Siga-nos